WHAT'S NEW?
Loading...

Tutorial - Entenda o Modelo Nielsen de audiência.


Olá, pessoal!

Hoje bolamos um post diferente do de costume! Vamos explicar para vocês como funciona a medição de audiência feita pela Nielsen nos Estados Unidos. Veja mais após a quebra.



A partir de hoje (14/02/11), o Seriáticos inaugurará uma nova aba no blog chamada Audiência nos EUA. Através dessa página, será possível a você, leitor e ouvinte, acompanhar como sua série favorita tem se saído lá nos States.




 Infelizmente, não é a mesma fonte que fornece os valores de audiência da tv a cabo e da tv Aberta. Por isso sempre postaremos a audiência dos canais de tv a cabo com um atraso. Caso esteja escrito (Atualizado) após o título do post de audiência, quer dizer que já atualizamos com os valores dos canais a cabo.

Aí você se pergunta: Qual o interesse nisso? E aí te respondemos: TODO, pois a partir dos números de audiência é possível até mesmo, quem sabe, prever qual série será cancelada ou renovada para a próxima temporada.  



Porém, não basta saber os números, é preciso saber interpretá-los. E para isso, a Nielsen criou um modelo de medida de audiências que leva em consideração fatores como sexo e idade dos espectadores. Também vale dizer que esse modelo é o mais adotado nos EUA para fins de análise dos números de audiência.  

Então, nós criamos esse pequeno tutorial que explica o básico de como funciona o modelo. Assim, quando você estiver checando a audiência - que postaremos diariamente - e surgir aquela dúvida a respeito de alguma informação, poderá dar uma olhada aqui!

Agora, indo ao que interessa, daremos início ao tutorial.

Informações básicas antes das figuras: A Nielsen divulga em todo mês de setembro o número estimado de lares com aparelhos de TV nos EUA. A estimativa mais recente, divulgada em setembro de 2010, é a de que existem 115.9 milhões de lares com televisão nos EUA.

Nessa primeira figura , você pode vizualizar como é o formato das tabelas de audiência, que você verá aqui no Seriáticos, e já entenderá suas três primeiras colunas. 




Até aí nada demais.

 
Atenção às duas próximas figuras.



Esses critérios que você acabou de ver são os mais importantes para a renovação/cancelamento de um programa. Mas antes de explicar a importância desses critérios, vamos esmiuçar a diferença entre os termos Rating e Share.

Cada um ponto de Rating representa um ponto percentual que compara o número de pessoas que assistiam a determinado programa com o número total de pessoas.

Por exemplo, no 18-49 Rating veremos quantos porcento, dentre todas as pessoas que estão nessa faixa etária, estavam assistindo a determinado programa. No caso de 60 minutes, exibido pela CBS, vemos que 1.7% de todas as pessoas norte-americanas com idade entre 18 e 49 anos estavam assistindo a esse programa. 

Cada um ponto de Share representa um ponto percentual que compara o número de pessoas que assistiam a determinado programa, com o número total de pessoas com a TV ligada naquele exato momento. Continuando com o exemplo de 60 minutes, vemos que 6% das pessoas norte-americanas com idade entre 18 e 49 anos, que estamavm com a TV ligada naquele momento, estavam assistindo a esse programa.

Para que fique bem claro, o rating é uma porcentagem que incide no TOTAL de televisores, enquanto o share, no número de TELEVISORES LIGADOS.

A fim de que você pereceba a grande importância desses números, aí vai um exemplo. Vejamos o que ocorreu com duas séries na temporada de 2007/2008.

De acordo com Advertising Age, a ABC faturava, em média, 419 mil dólares por comercial exibido durante os intervalos de Grey's Anatomy. Enquanto CSI, com 5 milhões de espectadores a mais, rendia à CBS, 219 mil dólares por comercial exibido em seus intervalos.

Essa diferença existe em razão do maior valor de 18-49 Rating/Share de Grey´s Anatomy.

Vamos à última Figura (Ufa!):


Os americanos podem pausar a programação e retoma-lá mais tarde. Dessa forma, o espectador que pausa o programa, seja por alguns minutos ou segundos, já não o assiste mais ao vivo. Entretanto, esses espectadores precisavam ser contabilizados juntos com o que assistiram ao vivo. Essa necessidade gerou a adição do "+ SD" (same day) ao critério já existente (Viewers Live).

Só para finalizar, vejamos a explicação do formato para a audiência da TV a Cabo






Resumindo, o número à esquerda da barra é o Rating, enquanto o número à direita é o Share; As letras "A" e "W", que aparecem após os referidos números, significam "adultos" e "mulheres", respectivamente. Essa setorização é importante para que seja determinada a popularidade de um programa que seja voltado para os públicos feminino ou masculino em específico, por exemplo. 








Esperamos que gostem!

Qualquer dúvida, usem os comentários!


Equipe Seriáticos

3 comentários: Leave Your Comments

  1. Adorei o texto

    sempre tive duvidas sobre [Rating/share]

    agora da pra entender melhor

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!! E muito bom o site!! Obrigado por compartilhar essas informações!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Mestre Karin! Ficamos felizes que você tenha curtido o blog.

    Sinta-se à vontade para seguir a gente pelo Twitter, Facebook ou qualquer outra rede social.

    Abraço.

    p.s.: A equipe aqui do blog, com exceção da Desirée, cresceu vendo Dragon Ball, hehehe.

    ResponderExcluir