WHAT'S NEW?
Loading...

Conheça Continuum: a nova série do Showcase

Olá, queridos leitores fanáticos por séries! Tudo bem com vocês?! Nessa semana, no dia 27 de maio, foi ao ar  uma nova série canadense de ficção científica chamada Continuum! Tive a oportunidade de assistir ao episódio piloto e vou escrever aqui para vocês minhas impressões sobre esse show que já estreou quebrando recordes de audiência no Canadá.

Primeiramente, para os que não conhecem a série, vou postar o trailer aqui.


Enredo
A história de Continuum começa em 2077 em uma sociedade governada pelas grandes corporações. O governo ficou sem dinheiro (ou seja, quebrou) e as grandes empresas é que ditam como a sociedade deve viver. Cansados dessa situação, um grupo de terroristas que se denomina Liber8 se rebela contra essa forma de poder e acaba cometendo um atentado que mata milhares de pessoas.

O grupo então vai em cana e, no dia de sua execução, são transportados junto com a protagonista do show para o ano de 2012. A partir daí toda a trama do show passa a se desenvolver.

Elenco
A série, diferentemente do que vemos nas grandes produções norte-americanas, não tem um grande nomes. A exceção é Rachel Nichols, que participou de Criminal Minds. Um outro ator que pode parecer familiar para alguns é Erik Knudsen, que teve participação em Pânico 4.

Eu não vi absolutamente nada de excepcional nas atuações, porém também não vi nada de negativo. Ressaltando que achei o piloto muito preocupado em mostrar a trama e pouco preocupado em desenvolver o lado mais humano dos personagens. Isso acaba dificultando o trabalho dos atores.

Pitacos sobre o episódio piloto (sem spoilers)
Eu assisti ao episódio piloto, cujo nome é A Stitch in Time, e gostei. Não saí com a impressão de que é a melhor série que já vi ou que pode se tornar uma das melhores séries que acompanho. Porém Continuum é diferente, e o que mais precisamos é de uma série diferente nesse mar de séries iguais que são lançadas todos os anos.

Para começar, o formato me agrada. Continuum é um serial (tipo de série em que um episódio é continuação do outro) e isso é muito interessante, na minha opinião. Vale lembrar que Alcatraz, que tinha uma trama extremamente promissora, acabou sendo cancelada pois vários telespectadores se cansaram do formato da série, em que um bandido era preso por episódio.

O fato de voltarem para 2012 é muito interessante, pois tudo indica que será abordado o começo de toda a situação caótica de 2077. Por se passar no presente, não teremos uma série carregada de efeitos especiais e tecnologia futurística, porém isso claramente estará presente no decorrer do show.

A série ainda retrata viagem no tempo, o que é um prato cheio para os amantes da ficção científica. Daí vem o antigo dilema "será que a viagem no tempo vai alterar o futuro? Ou tudo faz parte de uma linha temporal e aquilo deve acontecer para que o futuro permaneça o mesmo?"

O único ponto contra do episódio piloto é que o achei pouco interessado em desenvolver os personagens. Eu acho compreensível, especialmente para uma série de ficção científica, que tenta impressionar no episódio piloto mais por sua trama do que pelas pessoas envolvidas na mesma. Porém, sem querer comparar - mas já comparando - me vem a mente o episódio piloto de Battlestar Galactica em que saí pensando: "Nossa, essa história é show! Estou louco para ver como esses caras, cheios de problemas pessoais, vão conseguir sobreviver a isso."  Infelizmente não pensei isso em Continuum, mas é claro que não se pode avaliar toda uma série por seu episódio piloto e que essa situação pode mudar. Sem falar que o primeiro episódio de Galactica tem duração de um filme.

Resumindo: se você é fã de ficção científica e de um enredo policial, assista a Continuum e veja se você gosta. É uma série que foge da mesmice e não é americana. Isso já é o suficiente em um cenário que cada vez mais vemos séries americanas que fogem dos formatos tradicionais serem canceladas.

5 comentários: Leave Your Comments

  1. Indo assitir agora.

    Mas a ideia inicial da série não me encanta muito. Já vi vários filmes com o mesmo mote (alguém falou de volta pro futuro e terra nova?) e não creio que seja dificil de fugir dessa linha "voltar para concertar".

    Por outro lado, o drama, e o conflito interno dos atores podem dar um tempeiro especial ao tema assim como aconteceu em flashfoward. Tema sci-fi, pouco efeito e muito drama, tal qual V. Isso eu quero ver.

    Então.. vamos ao piloto!

    ResponderExcluir
  2. POxa gostei do trailer, e sou fã de "viagem no tempo" vi alguns rostos conhecidos, o detetive fez uma participação em Criminal Minds e vi também um ator de Alphas, mas adoro mesmo é a RAchel, tava torcendo pra ela se firmar em CM, mas ñ deu, aliás ela não dá mesmo sorte, assisti algumas coisas dela me lembro, de uma série que ela era detetive, bom o fato é que adoro ela, e espero que essa série seja tão boa quanto parece

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história. Como adoro produções que abordam viagem no tempo vou dar uma chance á essa. Não fui muito com a cara da protagonista, mas quem sabe a resto do elenco não ajuda[?] E eu tô ficando assustada com essas séries que estão saindo já é o terceiro ator de Once upon a time que vejo em uma série nova e não vi nenhuma notícia de que OUAT teria seu elenco desfalcado. Como será que vão fazer? Duas séries ao mesmo tempo? Só espero que OUAT não fique prejudicada com isso.

    ResponderExcluir
  4. Cara, assisti o piloto e gostei, mas como você bem lembrou alcatraz começou bem legal tbm... Vou continuar vendo e vamos ver o que dá ne..

    ResponderExcluir
  5. Vou dizer que assistiria a primeira temporada toda para ver se a série seria boa, mas me surpreendi positivamente com o 1º episodio, que já dá o tom da série, e nos apresenta de cara a história, já sabemos a que ela veio, e já há uma pitada de mistério, poucos (nada como as de JJ Abrams claro)

    Reconheci quase todo o núcleo da série, de outras séries de cara vi 2 que participaram de Criminal Minds, outro de 24, e outra que fez the 4400 e Andrômeda(rsrsrs só eu assisti isso rsrsrs)

    mas já digo essa série mostra muito potencial, e se atingir o que espero, pode assumir a vaga de Fringe como meu Sci-fy favorito da atualidade depois da última temporada de Fringe no ano que vem

    ResponderExcluir