WHAT'S NEW?
Loading...

Review – Fringe 5x12/5x13: Liberty/An Enemy Of Fate (Series Finale)


Foram 5 anos, 100 episódios, até que Fringe resolveu colocar um ponto final na história, com An Enemy Of Fate.

Tivemos muitas voltas, muitas referências a episódios passados, muitos “vai-volta”, mas é inegável que Fringe terminou de maneira espetacular.

A volta ao mundo alternativo em Liberty e uma última visita à fake Olivia e a Lincoln só nos mostraram que, apesar de tudo o que houve entre os dois mundos, eles foram importante para a série. Só achei uma pena o Walternativo não ter aparecido, mas, segundo Lincoln, Walternativo não estava mais tão interessado em política, preferindo lecionar em Harvard (há 20 anos!).

Da mesma forma, podemos dizer sobre a volta dos “poderes” de Olivia, com o Cortexiphan. A viagem entre os dois mundos para resgatar Michael, apesar das ilusões.

Até Astrid e Broyles que, muitas vezes (quase sempre) estão à margem do elenco, tiveram seus minutos de glória e fama: Astrid por dar as melhores ideias (usar a janela do universo alternativo, linha de transporte), o modo como ela confortou Walter, nos mostrando a Gene; Broyles com sua resistência e, por um momento, achei que ele faria como Nina Sharp e recorreria ao suicídio, para não ter que se subestimar ao interrogatório de Windmark.

September/Donald não resistiu e acabou sendo liquidado, assim como seu amigo Dezembro, a quem pediu ajuda, que também recorreu à morte.



E, claro, tivemos antigos eventos Fringe usados contra os Observadores em An Enemy Of Fate, o modo “prático” de Olivia e Peter invadirem o QG dos observadores, para roubarem o estabilizador de doca/cubo.

Mas, apesar dos esforços feitos por todos, inclusive por Michael, que é peça chave para o plano de derrotar os observadores, Liberty e An Enemy Of Fate foram episódios para Olivia e Walter.

Olivia que, com a ajuda do Cortexiphan, injetado por Walter, nos relembrou tudo o que passamos/vimos em Fringe, além de ser a responsável pelo resgate do Anomaly XB-6783746 e pela morte do Windmark. Na verdade, Olivia foi a personagem que mais sofreu danos fiscos nestes dois últimos episódios.

Walter fez o sacrifício. Para que a humanidade fosse salva, Walter se condenou a viver no futuro, com Michael, abandonando tudo o que o próprio cientista construiu e preservou.

Observadores extintos, Etta viva, Walter e Michael no futuro, Peter e Olivia felizes e...a tulipa branca.

Glyphs Code:
Liberty = LOVED
An Enemy Of Fate = CLOSE

Eu sempre fui muito suspeita para falar de Fringe, porque, apesar de saber dos deslizes, de perceber os erros, sempre defendi a série. Fã é fã, não é mesmo?

Acho que até devo um muito obrigada aos criadores Alex Kurtzman, J.J. Abrams e Roberto Orci, especialmente ao senhor Abrams, que também dirigiu a série, e, claro, à Anna Torv (Olivia), Joshua Jackson (Peter), John Noble (Walter) e Jasika Nicole (Astrid), por esses 5 anos de Fringe e de muitas histórias. Obrigada!

Pra não deixar vocês tão órfãos, dá uma olhada em um vídeo de 2009, publicado pela Warner, a chamada para a nova série: Fringe.

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Olá pessoal! Parabéns pelo review do episódio final. Gostei da série como um todo, ainda que a gente sempre ache que teria um ou outro detalhe a melhorar. Fiz um texto sobre a série no PIS também. Se puder dar uma olhadinha, eu ficaria muito agradecido: http://pensandoimagemesom.blogspot.com.br/2013/02/review-fringe.html

    Abraços
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulo. Obrigada! Que bom que gostou do review. Li o seu texto e achei muito bom. Parabéns!!! Ah, sempre vamos achar uma coisa pra melhorar em qualquer série e, por mais que eu ache algumas coisas pra mudar em Fringe, acho que a série foi muito boa.
    A gente fez o balanço dessa temporada que, como você diz de forma certíssima, foi "um grande filme dividido em 13 partes". Dá uma lida no balanço: http://www.seriaticos.com.br/2013/01/balanco-de-temporada-fringe-5-temporada_30.html

    Abraços

    ResponderExcluir