WHAT'S NEW?
Loading...

Orange is The New Black e séries originais do Netflix: Uma nova era?


Na segunda-feira (15), houve em São Paulo um Junket (uma espécie de mesa redonda) da nova série do Netflix: Orange is The New Black. O Seriáticos esteve presente no evento e conta para vocês como foi!

Lá, tive a oportunidade de conversar com a protagonista do show Taylor Schilling, além da atriz Danielle Brooks, o ator Jason Biggs (American Pie) e Piper Kerman, a criadora do livro que serviu de base para a série.

Embora tenha muito para contar para vocês sobre como foi o papo com essas figuras importantíssimas para o show (o que farei mais detalhadamente em outros posts), gostaria de focar em um ponto que todos os envolvidos em Orange is The New Black fizeram questão de mencionar: a liberdade criativa das novas séries do Netflix.

O ator Jason Biggs, quando perguntado sobre as diferenças entre fazer séries para emissoras de TV e uma série para o Netflix, respondeu "Isso afeta mais os responsáveis pela criação do que os outros (membros da equipe). O que o Netflix está fazendo é: eles estão sendo muito meticulosos com os shows originais que estão produzindo. Não estão apenas jogando várias coisas na parede e vendo o que vai grudar. Eles estão sendo seletivos e estão apostando em escritores, diretores e filmmakers: (David) Fincher e (Kevin) Spacey, Eli Roth, Arrested Development e Mitch (Hurwitz), Jenji Kohan... Essas são pessoas que, com um pouco de autonomia, podem fazer produtos geniais! E que poderiam não funcionar em emissoras tradicionais, vejam Arrested Development, por exemplo!"

Ainda comentando sobre a experiência de fazer uma série para o serviço de streaming, o ator disse "Me sinto como se fizesse parte de algo diferente, especial, único." "Estamos deixando claro para a audiência que você pode assistir à primeira temporada, investir nesses personagens sensacionais e em suas respectivas histórias, e não se preocupar sobre o show não voltar. Quando assisto algo na televisão e gosto, me pergunto 'Será que ainda vai estar no ar no ano que vem? Será que estará no ar na semana que vem?' Quando se está atrelado a assuntos como audiência e patrocinadores você pode ser cortado rapidamente." A atriz Danielle Brooks complementou "Posso falar por mim, como atriz, que nos dá um certo alívio não ter que pensar sobre os números (de audiência) e 'Será que teremos uma nova temporada?' Nós já sabemos que teremos uma segunda temporada e isso é impressionante. Isso nos permite fazer nosso trabalho com maior facilidade e confiança."

Essas declarações foram as que mais me marcaram em todo o bate-papo. Podemos estar presenciando o início de uma nova era para as séries, uma era em que a qualidade será realmente prioritária no desenvolvimento de um show.

Para se ter uma ideia da confiança do Netflix no trabalho da Showrunner Jenji Kohan em Orange is The New Black, a série foi renovada para a sua segunda temporada antes mesmo da primeira ir ao ar!

Para os telespectadores, esse foco na qualidade seria sensacional! Além da possibilidade de poder assistir a todos os episódios de uma temporada sem as tradicionais esperas semanais, teremos confiança de que o enredo de um seriado terá um fim, e não que acabará de uma hora para a outra devido à baixa audiência. Você, leitor, já deve ter ficado revoltado pelo cancelamento súbito de um de seus shows favoritos, não é?

Vale ressaltar que tudo isso ainda é muito recente. Me parece que a aposta do Netflix está sendo correta, porém devemos aguardar para ver se isso se manterá com o passar dos anos. Entretanto, a qualidade de séries como House of Cards, Hemlock Grove e Orange is The New Black nos faz ficar realmente esperançosos para os futuros títulos originais não só do Netflix, mas também de outras empresas de streaming.

Sobre a série


“Orange is the New Black” acompanha a trajetória de Piper Chapman (Taylor Schilling), do Brooklyn, em Nova York. Seu relacionamento de dez anos com a traficante Alex (Laura Prepon) acaba em uma sentença de prisão de um ano em uma penitenciária federal. Para pagar pelo que fez, Piper troca sua bela vida em Nova York e seu noivo Larry (Jason Biggs) por um uniforme cor de laranja e a inacreditável cultura prisional. Piper é forçada a questionar tudo o que pensa e a forjar alianças inusitadas com um grupo de detentas excêntricas e sem papas na língua. O diversificado elenco da série conta com Kate Mulgrew, Natasha Lyonne, Pablo Schreiber, Danielle Brooks, Laverne Cox e Taryn Manning.

“Orange is the New Black” tem produção executiva de Kohan, que também escreveu o roteiro do primeiro e último episódios da temporada. Lisa Vinnecour, Michael Trim e Sarah Hess são coprodutores executivos da série, que é produzida pela Lionsgate Television para a Netflix.

Confira o trailer

0 comentários:

Postar um comentário