WHAT'S NEW?
Loading...

Review - Minhas impressões sobre Smash! (Sem Spoilers)


O Seriáticos vem recebendo centenas de visitas todos os dias por causa de Smash. Sabendo disso, resolvi assistir ao episódio piloto da série e comentar aqui com vocês o que achei do seriado. Espero que gostem!

Alguns leitores do blog já sabem que eu não sou um grande fã de musicais e tampouco me considero o público alvo desta série. Entretanto não se preocupem, não irei desconsiderar isto nenhuma vez neste post! Afinal de contas, seria uma completa estupidez analisar uma série somente pelos meus gostos pessoais, deixando de lado toda a parte técnica que está por traz de toda a produção.

Roteiro e Enredo

Se você é um dos fanáticos por séries que acompanham nossos podcasts, já deve ter escutado falarmos várias vezes que um episódio piloto vem para dar início ao arco de cada um dos personagens que aparecerão nos episódios seguintes. Para não me alongar no assunto, um arco de um personagem pode ser resumido como a trajetória que este terá no decorrer do enredo. O arco de cada um costuma começar com um certo "problema" que será explorado e desenvolvido no decorrer da temporada.

No episódio piloto de Smash isso que eu falei acima fica bem claro. O arco de cada um dos personagens foi bem iniciado e eu me surpreendi com alguns problemas que o show está se propondo a abordar! Se alguém pensa que Smash foi feita para competir com Glee, pelo menos não é isso que o enredo mostrou nestes primeiros 45 minutos.

Para não dar spoilers, posso dizer que assuntos "mais adultos" serão explorados no show, diferentemente do que eu esperava. Temas como adoção, problemas no casamento, a influência do trabalho na vida amorosa e "a parte suja" da Broadway já são introduzidos no episódio piloto e se mostraram presentes em um preview logo após o primeiro capítulo da série.

Quando falo em "parte suja da Broadway" claro que não quero dizer que isso será retratado no show de maneira verossímil e polêmica, até mesmo por não ser a proposta da NBC com Smash. Por ser um seriado transmitido em TV aberta, veremos os "podres" de maneira superficial. Porém, só o fato de isto ser mencionado já me agrada. Neste primeiro episódio, por exemplo, os roteiristas não deixaram de mostrar uma versão do lendário e polêmico teste do sofá. 


Para finalizar essa parte de enredo, tenho que mencionar Karen Cartwright, protagonista do show interpretada por Katharine McPhee. Esta será a personagem que terá sua trajetória mais explorada no decorrer da história.

Karen é uma jovem de 24 anos vinda do interior, tem como seu maior sonho ser uma estrela da Broadway. Sua família desencoraja este sonho, porém ela não desiste e encontra apoio de seu namorado. Parece clichê, eu sei, mas a personagem interpretada por McPhee me parece ser o maior elo do seriado com o público mais jovem. Falo isso pois toda a competitividade e sujeira do meio artístico serão vivenciados pela protagonista que não tem a menor experiência neste meio. O choque que Karen terá no decorrer de Smash será, provavelmente, o mesmo que grande parte do público terá e sua reações devem ser as mesmas de grande parte dos telespectadores.

Lembrando, quando falo em trajetória na sujeira do mundo artístico, não pensem que estou falando que Karen terá uma trajetória perturbadora com a de Nina - personagem de Natalie Portman - em Cisne Negro. Entretanto, vou escrever mais uma vez, abordar essa temática com a mesma intensidade do filme de Aronofsky não é a proposta da série!


A série rivalizará com Glee?


Se formos pensar pura e simplesmente no fato de serem dois musicais, posso dizer que sim.

Porém, me parece que Smash é para um público um pouquinho diferente do público de Glee. Alguns adolescentes podem achar chato alguns assuntos que a série quer abordar, como adoção. Este público deve se identificar mais com assuntos mais presentes em seu dia-a-dia, como problemas vividos no colegial, o que é completamente normal.

Resumindo: se houver algum tipo de rivalidade, creio que será na comparação entre números musicais de cada série. Comparar os enredos e o impacto de cada uma das séries me parece estar fora de cogitação.

Elenco


O elenco da série é bom. É muito legal vermos a lendária Anjelica Huston trabalhando! Outros atores como Jack Davemport (Flashforward) e Debra Messing (Will & Grace) também abrilhantam o elenco.

Katharine McPhee não comprometeu. Grande parte disto eu creio que foi mérito do diretor que sabe da inexperiência da atriz e evitou algumas tomadas que poderiam comprometer sua atuação. Para quem não sabe, este é o primeiro trabalho grande como atriz da ex-American Idol. Boa sorte para a moça!

Finalizando...


Embora não seja o tipo de série que eu acompanhe, gostei de Smash e recomendaria para pessoas que gostam de musicais.

Gostei bastante das várias externas em Nova York (se é que aquilo não é Chroma Key) e achei que foi tudo muito bem utilizado para dar um clima especial ao show.

Espero que Smash dê certo e que agrade o público. A NBC precisa disso e está correndo riscos nesta midseason, estreando séries com propostas inovadoras para a TV aberta.

7 comentários: Leave Your Comments

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Assisti o piloto e achei ótimo, vou continuar assistindo

    ResponderExcluir
  3. Ótimo review, Filipe!

    Não assisti Smash e nem sei se vou assistir, ainda não empolguei. Mas pelo que tu falou, parece ser diferente de Glee mesmo, mas alguns dos assuntos que tu citou que são abordados me fizeram lembrar de Glee.
    Claro que em Glee eles não são abordados a fundo, mas também tem a questão da adoção(Rachel e a filha da Quinn) e problemas no casamento e a influência do trabalho na vida amorosa (Will e Terri).

    Tomara que não vire concorrência de Glee mesmo. Se der, escreve mais sobre Smash. Quero que tu me conveça a assistir! HOIAIOH.

    ResponderExcluir
  4. Leonardo e Luciana, obrigado pelos comentários!

    Leonardo, gostou do review?

    Luciana, acho difícil eu te convencer a assistir, viu? Hahaha. Não é meu tipo de série, embora eu tenha achado boa, eu não tenho muita paciência com musical. Mas recomendo para quem gosta.

    Sobre o negócio da adoção, em Smash é retratado (ou parece que será) pelo ponto de vista dos pais. Em Glee é assim também?

    Mas se você quiser que eu te convença a assistir a The Wire, eu te convenço, hahaha. Te convencendo eu garanto que duas pessoas assistirão à série: você e o Macedo. Hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Filipe gostei sim do Review e concordo com o fato de Smash não ter, nada a ver com glee tirando as musicas, o que a luciana postou de adoção e problemas no casamento, em glee são abordados de forma sem pé, cabeça e coerência (falo porque assisti as 2 temporadas de glee, a 3ª vai ficar em stand by por enquanto rs)enquanto em smash pelo menos por enquanto é abordado com muita profundidade.


    Smash ñ é glee, essa comparação seria possível se o spin off de glee tivesse sido aprovado pela Fox

    ResponderExcluir
  6. Interessante, Glee aborda adoção superficial? Discordo. Ao retratar a adoção Glee aponta problemas como a adaptação da mae ao novo estilo e os conflitos da situação. De fato coerencia nunca foi o forte nem a intenção de Glee ate a 3ª temporada, nessa com a serie consolidada foi possivel desenvolver os personagens, com historias ligadas as apresentações, o que proporcionou o amadurecimento da serie. Os temas propostos por Glee como a relação homo lesbica, o bulling, e o acesso de diversas pessoas excluidas a uma vida social comum e a linha de Glee, House apresenta problemas de coorelação profissao x vida pessoal, assim como The Good Wife. Uma ultima observação, os classicos da Broadway, como The wishes is dead, Don't my paradise sao apresentados em Glee, sinto mais pra mim nao inova. Otimo texto, boa captação do piloto, mais é cedo para afirmar que os temas propostos serao aprofundados, acho que ela tera que se firmar para desenvolver os personagens.

    ResponderExcluir
  7. Sou adolescente e vi smash e amei. A serie aborda temas diferentes de glee por isso e interresante espero que a serie se torne um sucesso mundial e Katharine McPhee tambem.

    ResponderExcluir