WHAT'S NEW?
Loading...

Balanço de Temporada – Fringe (5ª temporada)


Foram 13 episódios com gostinho de saudade, que nos deixaram ansiosos, tristes, esperançosos, curiosos e, posso dizer, inconformados, por ser a última temporada de Fringe.

Muitas coisas foram ditas, explicadas, feitas, porém, para quem ainda está passando pelo luto, ainda está na fase da negação (Não! Não pode ser possível que a série já tenha acabado!). Pois ééé, acabou. Então sem depressão e, por enquanto, sem choro, e vamos aproveitar os últimos momentos dessa temporada maravilhosa que Fringe nos proporcionou.

Tivemos um incrível salto temporal neste último ano: começamos com Walter, Peter, Astrid e Olivia presos no âmbar por 21 anos (desde 2015!) e uma Henrietta com 24 anos que salva seus pais, em “Transilience Thought Unifier Model 11”.

Vale lembrar que no mesmo episódio, Walter foi capturado pelos Observadores e torturado por Windmark:


Com o decorrer dos episódios, não poderíamos ver maiores semelhanças entre Olivia e Etta. Toda a vontade e a fé que Olivia teve no ser humano, Etta também sentiu, prova disso foi o “In Absentia”, onde Henrietta libera o legalista.

A mini Liv morre em “The Bullet That Saved The World”, fazendo com que percebêssemos que ela já havia nos conquistado e ficamos de luto pela loira, que demorou 21 anos para rever seus pais, até que Windmark resolveu acabar com todos os planos familiares.


Claro que a morte de Etta levou consequências a seus pais, porém Peter e Olivia souberam lidar com essa perda de formas diferentes. Peter achou que estava em um filme do Robocop e decidiu fazer uma auto cirurgia, inserindo, nele mesmo, o dispositivo dos Observadores, o que começou a (quase) matar Peter Bishop.

Ainda assim, em “An Origin Story”, como em praticamente todos os episódios, a atenção voltou-se à Olivia, que, depois de tanto tempo, estava ali, mais uma vez, chorando, sozinha, a morta de sua filha.

                 

Walter não quis ficar de fora e foi em “Through The Looking Glass And What Walter Found There” que o cientista mostrou seu brilhantismo, transportando-se, sozinho, para o universo (paralelo) de bolso e nos mostrando que Fringe não sobrevive sem ele e sem todo o seu carisma.

Passamos por muita coisa: perseguição de observadores, recordações de casos, peças de cérebro recolocadas, até que em “Black Blotter”, que assim como “The Recordist” foi um episódio calmo, atípico, visitamos o Monty Python, uma maravilhosa homenagem de Fringe à série britânica da década de 60, que nos mostrou a luta entre Walter e seu interior.

Mas foi em Anomaly – XB6783746 que eu chorei horrores, com a invasão dos Observadores no laboratório da Resistência, o resgate de Michael e, principalmente, com o sacrifício de Nina Sharp, que recorreu ao suicídio para não cair em nenhuma traição à equipe Fringe.


Somente nos 3 últimos episódios, quando estávamos com o tempo super apertado que as respostas começaram a aparecer e nós passamos a entender o quanto Michael é especial, por ser de uma raça diferente dos Observadores, entendemos a preocupação de Windmark e Cia para que o menino fosse destruído e, principalmente, conseguimos compreender a relação de Michael com os humanos, o seu modo de estar no passado, presente e futuro (o sorriso de Michael quando Olivia o resgata em “Liberty” mostra como ele está presente em todos os momentos, como ele calcula tudo, para que a equipe possa ter sucesso no plano), descobrimos que Donald, na verdade, é September e que Michael é seu filho, desvendamos as emoções desenvolvidas em alguns Observadores (os 12 primeiros).

Realmente, foram muitas coisas.

A volta ao universo paralelo e o uso dos antigos casos Fringe foram o que nos deixaram mais saudosos, afinal, essas partes nos lembraram que, acompanhamos a série há 5 anos e, naqueles minutos, ela estava se despedindo.

Astrid poderia ser melhor aproveitada, mas, de qualquer modo, a morena não nos deixou na mão e fez a sua parte com Walter, nos proporcionando cenas maravilhosas.


Mas, claro, não acabou por aí: Walter sacrificou-se pela humanidade e, com Michael, foi ao futuro, garantindo, dessa forma, que o tempo sofresse o reset e que os humanos vivessem sem Observadores, voltando tudo a 2015.


Fringe é uma série atípica, ela mistura dois elementos que, raramente, conseguem conviver juntos: a ciência e o amor, afinal, é disso que Fringe fala: do amor entre Peter, Olivia e Etta, do amor entre Walter (que foi até o universo paralelo para salvar seu filho) e Peter, do amor entre Peter e Olivia, entre September e Michael. Fringe não fez um romance, usou esse amor como um guia. Um guia que nos levou a esses 100 episódios e fez com que a série terminasse de maneira tão magistral.

Em meio a tudo isso, Fringe ainda agradeceu a seus fãs:


Que isso, Fringe! A gente que agradece. A gente agradece à produção, direção, ao elenco, câmeras, figurinistas, editores, que nos deram esses 5 anos.

Já vi muitos finais de séries, mas nenhum superou essa falta, que eu sei que Fringe vai deixar, e essa vontade de reviver todos os momentos com Olivia, Peter, Walter e Astrid.

E, aqui, encerro a minha cobertura de Fringe, uma série que me trouxe os melhores momentos e, para vocês, desejo a esperança e o agradecimento de uma tulipa branca, acreditando que, quem sabe, em um universo paralelo, Fringe ainda tenha muito tempo de vida.





10 comentários: Leave Your Comments

  1. Acabei de maratonas a série para matar saudade!! E mesmo sendo pela segunda vez, senti de novo tudo que vc descreveu!! Saudade eterna de Fringe!! Adorei sua postagem!

    ResponderExcluir
  2. Fiz nos últimos 20 dias ia maratona de FRINGE..HJ DIA 23 DE JULHO DE 2020 encerro a.maratona

    ResponderExcluir
  3. Amo essa série,bem que poderia ter uma continuidade,com Walter Bishop retornando junto com o Michael!❤

    ResponderExcluir
  4. Nenhuma série me fez chorar tanto quanto Fringe. Assisti na época, estou revendo agora... Gente..Eu não tenho palavras para o quanto essa série é linda. Tô escrevendo chorando horrores aqui

    ResponderExcluir
  5. Não estou conseguindo assistir a 5 temporada em nenhum site.

    ResponderExcluir
  6. Sensacional amei ficou com gostinho de quero mais i final.

    ResponderExcluir
  7. Comecei a maratonar na semana do natal e hoje, 08/01/2022 terminei de assistir pela segunda vez a série. Apesar de alguns pontos aos quais acho que envelheceram mal, a série ainda continua boa e aquele final da quinta temporada... ainda consegue deixar um aperto no coração pelo fim da série.

    ResponderExcluir
  8. Série fantástica e texto espetacular. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito cara diveria voltar

    ResponderExcluir
  10. Estou vendo agora pela primeira vez em 2023 e amando. Achei as 5 temporadas. Olha que é difícil eu aguentar uma série inteira. Li os spoilers. Não estraga o prazer.

    ResponderExcluir