WHAT'S NEW?
Loading...

Review - Southland - 1ª Temporada


Como sabemos Southland retorna para a sua 4ª temporada no dia 17 de Janeiro e eu acompanharei a série e farei as reviews dessa temporada para o site e já pensando nisso tive a idéia de fazer uma retrospectiva das temporadas anteriores para assim ir preparando o espírito para a 4ª temporada.

Inicialmente a idéia é de ser uma review por semana contando sobre uma temporada. Porém nada impede que a review seja partida em duas. Enfim agora chega de papo e vamos à primeira delas, a review da 1ª temporada.  Detalhe: Teremos alguns Spoilers, mas nada que estrague a temporada de quem ainda está vendo.

Southland é um drama policial que coloca o foco sobre o obscuro submundo de Los Angeles visto através de policiais e detetives. Na série acompanhamos três núcleos principais e são eles: o novato policial Ben Sherman (Ben McKenzie, “The O.C.”) e seu parceiro, o veterano John Cooper (Michael Cudlitz) em todas as suas rondas; os detetives Sammy Bryant (Shawn Hatosy) e Nate Moretta(Kevin Alejandro) da unidade de Gangues; e os detetives Lydia  Adams (Regina King) e Russell Clarke (Tom Everett Scott) da unidade de homicídios. Porém se você acha que a série é aquele caso semanal de sempre e que a série irá se ater somente a esses casos e que pronto acabou, é aí que você se engana. Pois na série, os casos semanais de uma maneira ou de outra sempre irão trazer conseqüências na vida dos personagens. De uma maneira geral, acredito que a série seja muito mais sobre a relação dos personagens com o trabalho de ser policial e a maneira como o trabalho influencia na vida pessoal dos personagens. O que torna tudo mais interessante é notar a maneira que os casos semanais influenciam no desenvolvimento dos personagens e que esses casos de uma maneira ou de outra estão ligados a fatos que influenciarão nas vidas pessoais dos personagens.



Ao longo da temporada vimos casos diversos e casos que não são tão absurdos e exagerados, mas que muito pelo contrário, são casos “simples”, verossímeis e que possivelmente poderiam de fato acontecer no dia-a-dia dos policiais.

E começamos a temporada com um dos casos que teve a suas conseqüências estendidas até a season finale. Que foi o caso do garoto baleado por membros de gangue e que teve como única testemunha ocular, Janilla. Caso esse acompanhado pelos Detetives Bryant e Moretta que conseguiram desvendar a tentativa de assassinato, ligando tudo às gangues latinas. Essas que por sua vez sabendo que a única testemunha era Janilla, tentaram matá-la afim de que a mesma não pudesse mais testemunhar e eles assim saíssem impunes. Além desse caso e da defesa de Janilla, os dois se envolveram na busca pela arma de um de seus companheiros que havia sido roubada.

Além disso, vimos também os dramas pessoais de cada um deles. Bryant tinha que lidar com sua esposa mimada que a todo o momento o perturbava e acabava atrapalhando o seu desempenho no trabalho. Já Moretta teve que lidar com a reação de sua ‘irmã’ após ela descobrir que na realidade ela era sua filha.

Os Detetives Adams e Clarke ao contrário de seus colegas não enfrentaram apenas um caso, mas sim vários. Dentre eles os mais interessantes foram o da criança desaparecida que por fim havia sido morta por um dos vizinhos, do roubo às casas dos ricos e o da desconhecida encontrada morta. Todos eles resolvidos em grande parte graças à grande determinação da detetive Lydia Adams. Ela que também esteve envolvida com a proteção e segurança de Janilla, uma vez que deu abrigo a mesma e teve que defende-la após a invasão de sua casa.

Além de seus casos, Lydia também tentou resolver seu problema de não ter relacionamentos amorosos, coisa que não foi resolvida por conta do grande comprometimento e da forma como ela se doa ao trabalho que ela tanto ama. Já Clarke teve como problema uma crise em seu casamento por conta de ciúmes, mas acabou por ser resolvida.

Por fim temos Ben Sherman e John Cooper que enfrentaram diversas jornadas de rondas, durante as quais John sempre tentava passar alguma experiência ao iniciante oficial de policia Bem. Os dois juntos tiveram que lidar desde os assaltos a mão armada até chamadas inúteis de mães que queriam ensinar suas filhas a chamar a emergência.

Sherman, além de vivenciar e aprender tudo sobre o dia-a-dia de um policial também enfrentou o preconceito por ser de família rica e por ser filho de um advogado de ‘porta de cadeia’. E a tudo isso ainda soma-se o conflito entre ele e o pai. Cooper por outro lado esconde a sua dor nas costas e para mantê-la sob sigilo e não ser afastado do trabalho compra ilegalmente e toma remédios para controlar a dor.

Como balanço da temporada, creio que podemos dizer que foi uma boa primeira temporada. Nela se conseguiu introduzir os personagens de maneira eficaz o suficiente para começarmos a nos importar com os mesmo. O fato de além de tudo sempre mostrar a vida pessoal e a maneira como tudo influencia nos personagens foi o ponto forte da série.

Deixo vocês agora com a promo da primeira temporada:


E por fim gostaria de agradecer o convite para fazer parte oficialmente da equipe Seriáticos. Fico feliz de agora fazer parte dessa equipe!

Veja Também:

Review da 2ª Temporada de Southland - Parte I
Review da 2ª Temporada de Southland - Parte II
Review da 3ª Temporada de Southland 
Fotos da 4ª Temporada de Southland


Por Augusto Jardim

0 comentários:

Postar um comentário